6.12.13

Os roupeiros

#56 /100 HAPPY - os roupeiros
   



Arrumar, arrumar, arrumar! Parece que tudo é rotineiro e que as coisas por vezes não se fazem em casa por prazer, apenas por obrigação! Na realidade não tem que ser assim. Eu adoro e sempre adorei começar arrumações.

Neste caso falo dos roupeiros das crianças, sempre com tanta coisa que por vezes já não irão usar mais. Em casa tenho um quarto para 2 rapazes que dividem um enorme roupeiro e uma rapariga que já organiza muito bem o seu e o gere na perfeição em função da estação do ano. 


O primeiro conselho que pode custar um pouco à partida é: tirar tudo até ficar totalmente vazio. Só com uma solução radical se consegue um resultado perfeito.

Depois de muito bem limpo e arejado proponho forrar o seu fundo para que a roupa depois de colocada e arrumada dê ainda mais prazer de ser vista. O ideal é em papel autocolante e lavável, solução MUST DO, para quartos de criança.
As bases das gavetas e as prateleiras deverão ter o mesmo procedimento. Papeis básicos, intemporais e que não cansem ao fim de algum tempo são a minha proposta.

Próximo passo: cabides todos iguais. Não gosto mesmo nada de ver cada roupa em seu cabide de cores, materiais e formatos diferentes, daqueles que se vão aproveitando ao longo do tempo.

Segue-se: desenho e organização do espaço num papel, tipo maquete, para que nada falte. Nas partes de cima, se possível, arrumadas em caixas as roupas da estação contrária (eu optei para o quarto dos meus rapazes por camas com arrumação em que essas roupas estão sempre muito bem arrumadas e resguardadas do pó.

Quando necessário as roupas de cama e banho podem também ser colocadas nas prateleiras de cima, se não houver em casa um espaço para elas. Eu só tenho no roupeiro dos rapazes os seus próprios lençóis, capas de edredon e toalhas turcas.

Calças e vestidos para um lado, camisas para outro. Uma gaveta só para pijamas e roupa interior e outra para camisolas. Se não for possível colocar o calçado numa outra divisão, então deverá estar mesmo em baixo, no armário, de preferência bem individualizado do restante, por uma questão de higiene.

Adoro as divisórias de aplicação dentro dos armários para meias, roupa interior, cintos ou lenços e mais faz sentido quando falamos de crianças. Quando ainda há espaço uma prateleira para alguns bonecos, jogos ou outras brincadeiras que mereçam um lugar de destaque, fantástico!

Saquinhos de alfazema são os meus referidos para ambientar, fujo completamente de soluções inestéticas, muito cheirosas mas que nunca sabemos ao certo quais as substâncias que têm para cheirar tão bem!

Prefiro portas de correr porque são mais práticas e ocupam menos espaço, mas as portas de abrir são sempre mais românticas e encantadoras até porque permitem arrumação de cintos ou lenços por entro, para além de poderem ser forradas e isso é lindo!

Por último acho essencial ter um cabide ou um suporte exterior para se colocar a roupa para o dia seguinte, em dias de aulas. Poupa tempo, birras, atrasos e complicações logo pela manhã.

Sábado à tarde o programa vai ser: arrumar os roupeiros das crianças e oferecer a crianças que realmente precisam a roupa que já não se usa! Quem alinha?



Começo a verificar que há lengalengas estranhas e sem muito sentido, mas por alguma razão devem ter surgido. Conhecem esta?



                                               Analiter, pirilita

Bacalhau, sardinha frita
Quantas patas tem o gato?
Tem quatro, 1, 2, 3, 4

Ursinho de pelúcia BE HAPPY!
100 i
deias que vou publicando ... para crianças felizes!

Gabriela de Castro | Gama Rústica Founder

Sem comentários: